La Gallega Adela

Nome verdadeiro: Aletti, Adela Ángela
Bailarina
(23 dezembro 1930 - 1987)
Local de nascimento:
Argentina
Por
Gustavo Benzecry Sabá

eu nome era Adela Angela Aletti, e mesmo sendo argentina e portadora de um sobrenome italiano, todos a chamavan La Gallega ou La Gallega Adela.

Aos quinze anos de idade, após a morte de seu pai, sua mãe decidiu que fosse aluna pupila. Assim que podia fugia da instituição para freqüentar a milonga, mais precisamente o Club Atlanta, onde aprendeu a dançar junto a grandes milongueros e a formar um caráter indomável.

Ao longo de sua carreira, ele teve vários parceiros de dança. Fez apresentações no La Botica del Ángel e no programa Grandes valores del tango. Também participou no filme Tango. Bayle nuestro (Dir. Jorge Zanada, 1988).

Em 5 de dezembro de 1982, organizou no Salón Canning a milonga A puro tango, que após a sua morte, em 1987, continuaram até hoje ou seu marido Dario Rodriguez —El Gallego— e sua filha Patricia.

Adela admirava todos os dançarinos com personalidade. Acostumava a dizer: «O tango é segundo quem o dança», e ninguém que a tenha conhecido deixa de declarar que o tango habitava nos seus pés o no seu coração.

O autor é professor, dançarino e pesquisador do tango-dança. É autor de Nuevo glosario de tango danza, La pista del abrazo, Tango FAQs e Los legionarios del abrazo – Historia del tango danza 1800-1983. www.tangosalon.com.ar / info@tangosalon.com.ar