Nehuén Martino

Real name: Martino, Nehuén
Pianist, composer and leader
(10 October 1992 - )
Place of birth:
Buenos Aires Argentina
By
Todotango.com

os 10 anos de idade emigrou com a sua família a Lago Puelo na província de Chubut (Patagônia Argentina), onde iniciou seus estudos acadêmicos de música no Instituto de Formação Docente Artística Nº 814, de Lago Puelo, estudando piano.

No ano de 2011 começou o aperfeiçoamento em harmonia, arranjos, composição e contraponto, em forma particular com o maestro Hernán Lugano, importante pianista de jazz e música argentina da cidade de San Carlos de Bariloche (província de Río Negro).

Volta à cidade de Buenos Aires, em 2013, para iniciar os estudos no Conservatório Superior de Música «Astor Piazzolla». Nessa instituição tomou aulas de piano com o maestro Manuel Massone e teoria e prática musical com o maestro e compositor Marcelo Delgado.

Ingressou, depois de passar por um teste de admissão a cargo da prestigiosa pianista Hilda Herrera e seus discípulos, ao CIMAP (Criadores e Intérpretes de Música Argentina em Piano). Ali tomou aulas com Hilda Herrera, Sebastián Gangi e Nicolás Muller. Também estudou composição com o talentoso pianista Nicolás Guerschberg, em 2015.

Inicia sua carreira profissional no duo Astor Tango (2008), cujo repertório tinha obras de Astor Piazzolla e composições próprias. No ano de 2010 participou do trio de Tango/Jazz Cosa Nostra.

Em novembro de 2010 funda a primeira orquestra típica de tango de El Bolsón (província de Río Negro), a Orquestra Típica El Chamuyo, desempenhando-se como arranjador, diretor e compositor. Junto a El Chamuyo participa, em 2010, do 1º Festival Internacional de Tango de El Bolsón.

Com essa orquestra participou do projeto provincial «La Orquesta de Tango va a la escuela» (A Orquestra de Tango vai à escola), durante todo o ano de 2011, patrocinado pelo Ministério da Educação da Província de Chubut.

Como membro do CIMAP faz apresentações no ciclo «Argentina desde el piano», junto a Sebastián Gangi, patrocinado pelo Ministério de Cultura da Nação, na sala «Carlos Guastavino» da ex Biblioteca Nacional.

A partir do ano de 2013 fez parte do Quinteto Cabulero, no qual foi pianista, arranjador e compositor. Integravam esse grupo: Walter Itkin (violão e arranjos), Gustavo Bresciani (bandônio e arranjos), Juan Villegas (violino), Facundo Tudisco (contrabaixo) e Nicolás Abosky (voz).

Junto ao Quinteto Cabulero apresentou-se no Festival de Tango Internacional de Buenos Aires (2014) e, naquele mesmo ano, gravou seu primeiro disco. Realizam, também, uma turnê patagônica apresentando o primeiro disco do grupo.

Em novembro de 2014, funda em Buenos Aires seu segundo grupo La Martino Orquestra Típica, da qual é pianista, diretor e compositor. Esta orquestra nasce a partir da inquietude de jovens músicos de aportar novos conceitos à música cidadã. O projeto pretende inovar nas sonoridades do gênero do tango, sem perder sua essência característica, utilizando composições próprias e originais e promovendo a expressão de poetas e vozes contemporâneas.

EM novembro de 2016 foi lançado o primeiro disco da agrupação La Martino Orquesta Típica, que foi nominado aos Prêmios Gardel 2017 como «Melhor Álbum Novo Artista de Tango».

Integram a orquestra: Juan D. Villegas Restrepo, Elis Roig, Matías Benítez, Francisco Daumes (violinos); Lulú Garibotto (viola); Belén Echeveste (violoncelo); Javier Yokoo, Matías Giubergia, Luigi Raponi, Nicolás Ledesma (bandônios); Leandro Antognolli (violão); Facundo Tudisco (contrabaixo); Nazarena Anahi Caceres (voz).

Além de dirigir e atuar com sua orquestra, Nehuén está estudando a carreira de Tango e Folcore do Conservatório Superior de Música «Manuel de Falla», onde estuda piano com os maestros Nicolás Ledesma e Pablo Fraguela.